Manual de submissão de trabalhos

Informações importantes:

A INSCRIÇÃO É GRATUITA.

Consulte aqui o cronograma de submissão de trabalhos.

Para a participação e submissão e  em qualquer modalidade de trabalho, todos os/as autores/as deverão estar inscritos/as no evento.

Inscrições encerradas

Serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades:

Todas as submissões estarão vinculadas a um dos Grupos de Trabalho – GTs.  Consulte aqui os GTs.

Limites de autoria: Cada autor/a poderá submeter até dois trabalhos na qualidade de autor/a e até três na qualidade de co-autor/a (totalizando, no máximo, a participação em até cinco trabalhos, nas diferentes modalidades) após a realização da inscrição no evento, estará disponível a opção de submissão de trabalho.


NORMAS GERAIS – Para todas as modalidades

  • Todas as submissões serão feitas no formato de resumo expandido contendo entre 4000 e 8000 caracteres com espaço (no caso dos simpósios, o proponente do simpósio apresentará um resumo do simpósio e cada grupo apresentará um resumo);
  • O limite de caracteres inclui título do trabalho, nome e filiação dos autores e referências;
  • As submissões serão feitas a partir do template disponível no espaço correspondente para cada modalidade de participação;
  • Cada autor poderá submeter até dois trabalhos na qualidade de autor/a e até três na qualidade de co-autor/a.

NORMAS ESPECÍFICAS – Para cada uma das modalidades

A seguir, encontram-se as orientações para submissão de cada modalidade:

SIMPÓSIOS DE GRUPOS DE PESQUISA

Os simpósios serão constituídos de no mínimo três e no máximo cinco grupos de pesquisa (contemplando, pelo menos, três instituições diferentes).

Nesta modalidade não serão aceitos trabalhos submetidos individualmente.

A proposta completa será submetida pelo coordenador do simpósio, por meio de um único arquivo. A proposta deverá conter:

  • resumo geral do simpósio, que apresente e articule os trabalhos dos grupos de pesquisa, contendo entre 4000 e 8000 caracteres;
  • um resumo expandido para cada um dos grupos de pesquisa participante do simpósio, com até 4 autores por grupo contendo entre 4000 e 8000 caracteres.

 

  • Obs: Todos os resumos deverão conter: título, nome e filiação dos autores e palavras-chave;
  • a submissão do simpósio será  vinculada a um dos GTs do evento.

Serão considerados, na avaliação, os seguinte critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho apresentado;
  • Contribuições do trabalho para a pesquisa no campo de conhecimento;
  • Domínio teórico-metodológico;
  • Clareza e coesão, com adequação ao padrão de escrita;
  • Adequação e pertinência das referências utilizadas.

 

COMUNICAÇÃO ORAL

As comunicações orais serão submetidas em um dos GTs do evento.

A submissão deverá ser realizada pela(o) autor(a) principal do trabalho. Todos/as os/as autores/as deverão estar inscritos/as.

Serão considerados, na avaliação, os seguinte critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho apresentado;
  • Contribuições do trabalho para a pesquisa no campo de conhecimento;
  • Domínio teórico-metodológico;
  • Clareza e coesão, com adequação ao padrão de escrita;
  • Adequação e pertinência das referências utilizadas.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O autor apresentará em um resumo (contendo entre 4000 e 8000 caracteres com espaço), o relato da experiência do vivido. Entende-se que um ou mais autores poderão apresentar um relato de experiência coletiva. E que, um ou mais autores poderão apresentar relatos que se complementam ou dialogam entre si. Têm por objetivo promover a descrição e ou reflexão de uma experiência. O relato de experiência estará vinculado a um dos GTs do Congresso.

A submissão deverá ser realizada pela autora(o) principal do relato de experiência. O proponente poderá incluir (como autores) ou não os envolvidos no relato.

O resumo dos relatos de experiência deverá ter entre 4000 e 8000 caracteres com espaços e deverá conter: título, delimitação da experiência relatada, objetivos, envolvidos, período, abordagem teórica de referência e as conclusões principais.

Serão considerados, na avaliação, os seguinte critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho apresentado;
  • Contribuições do trabalho para a pesquisa no campo de conhecimento;
  • Domínio teórico-metodológico;
  • Clareza e coesão, com adequação ao padrão de escrita;
  • Adequação e pertinência das referências utilizadas.