Grupos de Trabalho – GTs
Os Grupos de Trabalho – GTs – acolhem e congregam diferentes modalidades de trabalhos: Simpósios de Grupos de Pesquisas, Trabalhos Acadêmicos, Mini-cursos e Relatos de Experiência. Os GTs estão configurados a partir de diferentes temáticas.
GT 1. Trabalho, Educação, Política e Emancipação SocialQuestões gerais e específicas que envolvem a relação entre trabalho, educação e política. Mundo do Trabalho, Educação e Emancipação Humana. Mercantilização da Educação. Desafios da Educação, do Trabalho e da Política no contexto da Pandemia, do capitalismo e das lutas sociais na atualidade.
Coordenadores
Soraya Fanzoni Conde (UFSC)
Caroline Bahniuk (UnB)
Movimentos de Educação Popular. Educação do Campo e Agroecologia. Saberes e práticas formativas insurgentes no contexto das lutas sociais. Povos e comunidades tradicionais, populações do campo, das águas, das florestas, das cidades e das periferias urbanas. Ocupação da escola pelos movimentos sociais.
Coordenadores
Willian Simões (UFFS)
Natacha Janata (UFC)
Marília Gaia (UFSC)
Teoria e método em Freire e Vigotski. Conceitos e categorias centrais das teorias de Freire e Vigotski. Formação Humana. Desenvolvimento Humano, Educação e educação escolar.
Coordenadores
Giandréa Reuss Strenzel (UFSC)
Solange Maria Alves (UFFS)
Dimensões da educação, formação e desenvolvimento humano. Contribuições teórico-metodológicas a partir de Freire e de Vigotski. Educação ética, política, estética e artística em diferentes etapas, níveis e modalidades.
Coordenadores
Diana Carvalho de Carvalho (UFSC)
Marilda Facci (UEM)
Didática. Práticas de ensino. Metodologias de ensino. Alfabetização. Processos educativos e especificidades no ensino e aprendizagem em diferentes etapas, níveis e modalidades. Ensinar e aprender na escola pública democrática. Currículo e emancipação. Impasses para uma educação emancipatória no contexto da pandemia.
Coordenadores
Eduardo Kawamura (UNICAMP)
Carolina Ribeiro Cardoso (UFSC)
Formação inicial e continuada. Condições objetivas e subjetivas de trabalho. Valorização da carreira. Intensificação e reconfiguração do trabalho do professor. Saúde docente e medicalização.
Coordenadores
Apoliana Groff (UFSC)
Rita Buzzi Rausch (UNIVILLE/FURB)
Educação inclusiva. Políticas afirmativas. Educação das Relações Étnico-Raciais, Afro-brasileira e Africana, Quilombola e Indígena. Identidades, interseccionalidade. Movimentos culturais. Gênero, Sexualidade e Educação.
Coordenadores
Claudia Battestin (UNOCHAPECÓ)
Alexandra Anache (UFMS)
Denise Mesquita de Melo Almeida (UFGD)
Elison Antono Paim (UFSC)
Freire e Vigotski para além de seus países de origem. A pesquisa em Freire e Vigotski em diferentes países. Questões de tradução, publicação e veiculação da obra.
Coordenadores
Priscila Marques (UFRJ)
Fernanda Liberali (PUC/USP)
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Integração das TDIC aos currículos. Impasses e desafios entre o Ensino remoto e o ensino presencial. Educação a Distância. Implicações, riscos e impactos para os processos educativos do: ensino remoto, ensino híbrido e educação domiciliar (homeschooling). Tecnologias e o empresariamento da Educação.
Coordenadores
Roseli Zen Cerny (UFSC)
Marina Bazzo de Espíndola (UFSC)